Usando a gamificação para envolver os funcionários

Mais empresas estão adotando a gamificação para melhorar
o relacionamento entre funcionários e clientes.

A gamificação (do original em inglês gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo
de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Com frequência cada vez maior,
esse conjunto de técnicas tem sido aplicado em campos variados, tais como saúde, educação, políticas públicas e esportes.

  • elementos-de-jogo-utilizados-na-gamificacao

O conceito básico por trás da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações. As estratégias usadas nos jogos podem motivar pessoas e até influenciá-las psicologicamente.

“Samsung, IBM, Microsoft, Nestlé e PayPal são empresas que utilizam gamification em suas estratégias. Negócio que, em 2016, movimentará US$ 2,8 bi no mundo.”

O Gartner Institute, empresa de consultoria fundada em 1979, identificou quatro principais meios de condução de
engajamento usando gamification:

  • Ciclos de feedback mais curtos. No mundo real, feedback loops são lentos (por exemplo, avaliações de desempenho
    anual) com longos períodos entre os marcos estabelecidos. Gamification aumenta a velocidade de loops de feedback
    mantendo o engajamento.
  • Metas e regras claras. No mundo real, onde os objetivos são difusos e regras aplicadas seletivamente, gamification
    fornece metas claras e regras de jogo bem definidas garantindo que os jogadores se sintam capacitados para alcançar
    metas.
  • Uma atividade atrativa. Enquanto no mundo real as atividades raramente são atrativas, gamification constrói uma
    narrativa que envolve os jogadores a participar e alcançar os objetivos da atividade.
  • Tarefas que são desafiadoras, mas realizáveis. Não há falta de desafios no mundo real, no entanto eles tendem a ser
    grandes e de longo prazo. Gamification fornece desafios de curto prazo, com metas atingíveis mantendo o engajamento.

Qualquer empresa pode utilizar a gamificação?

A esta altura você já percebeu que a gamificação pode ser aplicada em várias áreas: vendas e trade marketing,
treinamentos, recursos humanos, gestão de pessoas, na educação, no gerenciamento de tarefas, programas de fidelidade, marketing, branding e etc.

No fundo, o objetivo é fazer com que as pessoas se divirtam nas tarefas que elas já têm que fazer de uma forma ou de outra, seja na área que for.

Entre em contato com nossa equipe e inove sua empresa com a gamificação.